Sobre
Psicologia
A psicologia é o estudo do comportamento e dos processos mentais. A Saúde Psicológica é uma parte da saúde geral do ser humano, não há saúde na íntegra se não houver saúde psicológica. A Organização Mundial da Saúde define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stress normal do dia-a-dia.
A Psicologia, enquanto ciência, promove a Saúde e o Bem-Estar das pessoas. Foca-se nas necessidades de cada um, sendo uma das funções da Psicologia providenciar o alívio da dor, assim como o desenvolvimento de ferramentas e/ ou estratégias para esse efeito e um equilíbrio interno.
Todos nós, enquanto seres humanos, passamos por momentos mais difíceis e como consequência destas perturbações emocionas ou desequilíbrios podem desenvolver-se doenças físicas. O psicólogo ajuda a identificar as perturbações e a melhor forma de lidar com as suas dificuldades, promover o seu desenvolvimento e processos de mudança, para alcançar o equilíbrio e bem-estar físico e mental.
“Everything in life is an opportunity (…) Discover the concentration camp in your own mind”
Dr. Edith Eger (sobrevivente de Auschwitz, psicóloga)
Sobre mim
Número de Cédula Profissional: 24838
Registo Entidade Reguladora de Saúde (ERS): 25932
Estudei Psicologia, área Clínica, no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), mas o meu percurso profissional não começou aqui, antes estudei Ciências da Comunicação e Marketing e trabalhei alguns anos em Comunicação Interna – reforçando a minha consciência que o importante são as pessoas.
Após ter concluído o mestrado, não satisfeita, ainda achei que deveria saber algo mais sobre Psicologia Organizacional, e foi aqui que tive o primeiro contacto, pelo menos em termos teóricos e académicos, com os riscos psicossociais.
Porque gosto de estudar e tenho interesses vário, realizei a minha dissertação de mestrado sobre a importância da prática de actividade física na qualidade de vida, física e psicológica.
Na minha prática clínica, tendo a seguir uma linha de intervenção integrativa, utilizando várias abordagens terapêuticas e estratégias/ ferramentas adaptando-as à pessoa diante de mim e suas necessidades.
Formação Académica
Outras Formações Profissionais
Formação Académica
- Psicologia Clínica
- Ciências da Comunicação e Marketing
Outras Formações Profissionais
- Os Relatórios de Avaliação Psicológica – Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
- Prevenção Primaria dos Riscos Psicossociais – Nível 1 (OPP)
- Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe (OPP)
- Psicofarmacologia (ISPA)
- Intervenção Psicológica nas Demências (ISPA | Associação Alzheimer)
- Psicologia nos Cuidados Paliativos (OPP)
- Implementação de Serviços de Psicologia em Unidades de Saúde do SNS (OPP)
- Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo (OPP)
- Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool (OPP)
- Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários (ISPA)
Serviços
Áreas de Intervenção
Perturbações do Humor,
Perturbações Depressivas,
Ansiedade,
Perturbações de Comportamento,
Dificuldades emocionais e relacionais, Fobias
Luto
Stress, violência psicológica, burnout em contexto laboral
Atividade Clínica
Psicologia da Criança, do Adolescente e
Psicologia do Adulto
Empresas
Identificação e Prevenção de riscos psicossociais
stress, cansaço, dificuldade de concentração, burnout e violência psicológica (mobying) são alguns destes riscos
Marcar Consulta
Cansado?
Desmotivado ou sente que o seu trabalho não é reconhecido?
Nunca se ouviu tanto falar de stress, burnout e saúde mental, a par de desemprego, layoff, como agora. O stress e outros problemas psicológicos nos locais de trabalho tiveram como consequência para as empresas portuguesas, só em 2019, a perda de mais de 3 mil e 200 milhões de euros. E ainda não havia pandemia…
Os riscos psicossociais em contexto laboral afectam a produtividade e a segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas, agora ainda mais neste cenário de guerra contra um inimigo invisível que atravessamos, que continua a mexer connosco.
Assim, avaliação de riscos psicossociais nas empresas e os seus efeitos na saúde mental e produtividade dos colaboradores é uma boa prática nas organizações que pretendem ter um local de trabalho saudável